Parcele em até 10x no cartão!
Modalidade: Curso individual
Carga horária: 20 horas
Área de conhecimento: Educação e Alfabetização de Adultos
Objetivo:
Capacitar educadores e profissionais da educação a utilizarem metodologias inovadoras e inclusivas na alfabetização de adultos, com ênfase na perspectiva crítica de Paulo Freire. Os participantes aprenderão técnicas de ensino que valorizam o contexto cultural e social dos educandos, promovendo sua emancipação e inclusão social.
Ementa:
Introdução à metodologia de palavras geradoras; Seleção e aplicação das palavras significativas para os educandos; Conceito e importância do Círculo de Cultura; Criação de um ambiente de diálogo e troca de experiências; Requisitos e desafios na formação de alfabetizadores; Práticas pedagógicas coerentes com a realidade dos educandos; Educação como prática de liberdade; Crítica à educação bancária; Abordagem dialogada e valorização da experiência do educando; Importância do diagnóstico no processo educativo; Técnicas para identificar necessidades e habilidades dos educandos; Visão geral das políticas públicas e programas de alfabetização; Avaliação de programas existentes e suas efetividades; Diferença entre alfabetização e letramento; Integração dos processos de alfabetização e letramento; Papel da alfabetização na inclusão social; Contribuição da educação para a emancipação dos indivíduos