Parcele em até 10x no cartão!
Modalidade: Curso individual
Carga horária: 20 horas
Área de conhecimento: Psicologia Educacional e Desenvolvimento Humano
Objetivo:
O curso tem como objetivo capacitar educadores e profissionais da área educacional com conhecimentos fundamentais sobre o desenvolvimento humano e suas implicações no processo de aprendizagem. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a aplicar teorias psicológicas contemporâneas para melhorar a qualidade do ensino e apoiar o desenvolvimento integral dos alunos.
Ementa:
Este curso aborda as principais teorias do desenvolvimento humano e suas relações com a aprendizagem. Inicia-se com uma introdução à psicologia educacional, destacando a importância do estudo do comportamento humano e sua influência na educação. Os participantes estudarão a teoria behaviorista de Skinner, a concepção construtivista de Piaget e a teoria sociointeracionista de Vygotsky, explorando como cada uma dessas abordagens pode ser aplicada no contexto escolar.
A seguir, o curso foca nos processos cognitivos essenciais, como memória, pensamento, percepção e atenção, discutindo suas interações e impacto na aprendizagem dos estudantes. Também se explora o papel do brinquedo e do brincar como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento infantil, destacando sua importância na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O curso conclui com uma análise aprofundada da relação entre desenvolvimento humano e teoria do aprendizado, proporcionando uma compreensão integrada dos processos de ensino-aprendizagem. Os conteúdos apresentados visam capacitar os participantes a criar estratégias pedagógicas mais eficazes e a adaptar suas práticas educacionais para atender às diversas necessidades dos alunos.