Parcele em até 10x no cartão!
Descrição do Curso: Filosofia e Políticas Educacionais
Modalidade: Curso individual
Carga horária: 10 horas
Área de conhecimento: Filosofia Aplicada à Educação e Políticas Públicas
Objetivo: O curso “Filosofia e Políticas Educacionais” tem como objetivo proporcionar aos participantes uma compreensão crítica dos principais conceitos filosóficos e suas aplicações diretas na área da educação e nas políticas públicas. Ao longo das 10 horas de carga horária, o curso busca desenvolver a capacidade de análise reflexiva dos alunos, capacitando-os a identificar e aplicar teorias filosóficas em contextos educacionais e políticos, promovendo uma formação integral que une conhecimento teórico e prática educativa.
Ementa:
- Introdução à Filosofia: Estudo das origens da filosofia, principais conceitos e primeiros clássicos, com foco na contribuição desses pensadores para o desenvolvimento do pensamento crítico.
- Filosofia Política: Análise das teorias políticas de grandes filósofos e sua aplicação nas estruturas de poder e organização social, com ênfase na justiça social e governança.
- Filosofia da Educação: Exploração das interseções entre filosofia e educação, discutindo como as ideias filosóficas moldam práticas educacionais e o desenvolvimento de cidadãos críticos.
- Tendências e Políticas Públicas da Educação: Panorama histórico e contemporâneo das políticas educacionais, destacando as transformações e desafios enfrentados no contexto educacional global.
- Políticas Educacionais e Tendências Pedagógicas: Discussão sobre as principais tendências pedagógicas atuais e sua relação com as políticas públicas de educação, promovendo uma análise crítica dessas práticas.
- Epistemologia e Filosofia da Linguagem: Reflexão sobre a natureza do conhecimento e da linguagem, e como esses aspectos influenciam a comunicação e o processo educacional.