Parcele em até 10x no cartão!
Descrição do Curso
Modalidade: Curso individual
Carga horária: 10 horas
Área de conhecimento: Desenvolvimento Infantil e Práticas Pedagógicas
Objetivo:
O curso “Corporeidade, Ludicidade e Psicomotricidade” tem como objetivo capacitar profissionais da educação para compreender e aplicar os princípios do desenvolvimento infantil, utilizando o brincar e a psicomotricidade como ferramentas essenciais no processo educativo. O curso aborda como o corpo e as brincadeiras influenciam o aprendizado, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a integrar práticas lúdicas e psicomotoras em suas rotinas pedagógicas, enriquecendo o ambiente escolar e contribuindo para uma educação mais completa e significativa.
Ementa:
Este curso abrange os seguintes conteúdos essenciais:
- Desenvolvimento Infantil: Estudo das fases do desenvolvimento infantil, com ênfase nas habilidades motoras, cognitivas e sociais.
- Teorias do Brincar: Análise das contribuições de Piaget e Vygotsky para a compreensão do brincar como uma atividade central no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças.
- Importância da Ludicidade: Discussão sobre o papel do brincar e dos jogos na rotina escolar, e como eles promovem a socialização, a criatividade e a resolução de problemas.
- Corporeidade e Educação: Exploração do corpo como instrumento de aprendizagem, reconhecendo sua importância na expressão e comunicação das crianças.
- Psicomotricidade no Contexto Escolar: Aplicação de práticas psicomotoras para o desenvolvimento da coordenação, do equilíbrio e da percepção espacial, integrando-as ao processo de ensino-aprendizagem.
- Práticas Pedagógicas Integradas: Desenvolvimento de atividades que combinem ludicidade e psicomotricidade, visando ao desenvolvimento integral das crianças no ambiente escolar.
Este curso proporciona uma base sólida para que os educadores possam utilizar o brincar e o movimento de forma eficaz em suas práticas pedagógicas, garantindo uma educação mais dinâmica e envolvente, que respeita e valoriza as individualidades das crianças enquanto promove seu crescimento integral.