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Descrição do curso
Curso: Tópicos de História e Filosofia da Matemática
Modalidade: Curso individual
Carga horária: 10 horas
Área de conhecimento: Matemática e Educação
Objetivo:
O curso tem como objetivo explorar a evolução histórica e filosófica da matemática, desde suas origens na pré-história até seu desenvolvimento nas civilizações grega e islâmica. Visa proporcionar ao estudante uma compreensão crítica da matemática como ciência, destacando sua relação com outras áreas do conhecimento, sua importância no contexto educacional e a interdisciplinaridade. O curso também aborda as questões filosóficas e históricas que fundamentam o ensino da matemática, promovendo uma visão ampla e integrada da ciência e sua aplicação no mundo.
Ementa:
- Matemática e Redes de Saberes: Análise das relações do ser humano com a matemática ao longo da história, destacando seu papel como um conjunto de saberes em constante transformação.
- A Pré-História da Matemática: Exploração das primeiras ideias matemáticas e seu desenvolvimento nas antigas civilizações, como Egito e Mesopotâmia.
- A Matemática na Grécia: Estudo do surgimento do pensamento matemático grego, introdução do rigor axiomático e do raciocínio dedutivo.
- Matemática dos Povos Islâmicos: Contribuições dos povos islâmicos para a matemática, incluindo a introdução dos algoritmos e do sistema numérico indo-arábico.
- Referenciais Filosóficos na Matemática: Discussão dos conceitos filosóficos que fundamentam a matemática, como o formalismo, o logicismo e o intuicionismo.
- Evolução do Ensino da Matemática: Breve histórico do ensino da matemática desde a Grécia Antiga até a era moderna, destacando as transformações e os desafios encontrados.
- A Matemática e as Outras Ciências: Reflexão sobre a interdisciplinaridade e a aplicação da matemática em outras áreas do conhecimento, como a física e a biologia.
- Disciplinaridade e Contexto: Debate sobre a fragmentação do conhecimento, a disciplinaridade no ensino da matemática e a importância do contexto histórico e cultural na formação do pensamento matemático.