Parcele em até 10x no cartão!
Modalidade: Curso individual
Carga horária: 20 horas
Área de conhecimento: Educação Infantil
Objetivo:
O curso tem como objetivo proporcionar uma compreensão profunda e prática das principais teorias e métodos de alfabetização infantil, capacitando os educadores a fomentar o desenvolvimento da leitura e escrita em crianças de forma eficiente e contextualizada. Pretende-se que os participantes adquiram habilidades para criar ambientes de aprendizagem estimulantes, aplicar técnicas pedagógicas inovadoras e compreender as nuances do desenvolvimento infantil no contexto da alfabetização.
Ementa:
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Histórico e diretrizes fundamentais; Garantias legais e participação feminina no mercado de trabalho.
Ambientação para Leitura e Escrita: Criação de ambientes ricos e desafiadores; Estímulo à curiosidade e interação com textos e materiais diversos.
Conceitos e Práticas de Ensino na Alfabetização: Métodos fônicos e globais; Vantagens e aplicações práticas.
Alfabetização e Letramento: Diferenças entre alfabetização e letramento; Competência no uso do sistema de escrita.
Teorias do Desenvolvimento Infantil: Contribuições de Piaget: Desequilíbrio e interação com objetos de conhecimento.
Contribuições de Vygotsky: Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e interação social.
Psicogênese da Língua Escrita: Estágios de desenvolvimento segundo Emília Ferreiro; Períodos pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
Práticas Pedagógicas Inovadoras: Estratégias para promover a leitura e escrita; Jogos e atividades educativas.
Desafios Contemporâneos da Alfabetização: Inclusão digital e diversidade cultural; Adaptação das práticas de alfabetização às novas realidades e tecnologias.