Parcele em até 10x no cartão!
Modalidade: Curso individual
Carga horária: 20 horas
Área de conhecimento: Educação e Avaliação Pedagógica
Objetivo:
O curso “Avaliação e Aprendizagem” tem como objetivo capacitar educadores a desenvolverem uma compreensão crítica e prática sobre os processos de avaliação na educação básica. Focado em proporcionar ferramentas teóricas e práticas, o curso visa aprimorar as habilidades dos participantes na implementação de avaliações que promovam um aprendizado significativo e inclusivo. O objetivo principal é preparar os educadores para planejar e executar avaliações que sejam não apenas instrumentos de mensuração, mas também facilitadores do desenvolvimento integral dos alunos.
Ementa:
• Concepções de avaliação: Abordagens teóricas e práticas, evolução histórica e principais modelos.
• Funções e características dos instrumentos avaliativos: Análise e aplicação de diversos instrumentos no contexto educacional.
• Fundamentos pedagógicos: Relação entre avaliação, ensino e aprendizagem, e seu impacto na prática docente.
• Diversificação dos recursos de avaliação: Estratégias para tornar a avaliação mais inclusiva e eficaz.
• Propostas de avaliação na educação infantil e ensino fundamental: Metodologias e práticas específicas para diferentes fases educacionais.
• Importância do feedback: Utilização do feedback como ferramenta para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.
• Avaliação institucional: Análise dos processos de avaliação no contexto das políticas educacionais nacionais.
• Avaliação e função social do ensino: Reflexão sobre o papel da avaliação na promoção de uma educação mais equitativa.
• O lúdico na avaliação: Uso de atividades lúdicas como ferramentas facilitadoras para uma avaliação contextualizada.
• Avaliação das disciplinas escolares: Metodologias específicas para avaliar disciplinas como Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes e Educação Física.