Parcele em até 10x no cartão!
Modalidade: Curso Livre de Educação Especializada
Carga horária: 120 horas.
Área de Conhecimento: Educação Infantil.
Objetivo: Este curso tem como objetivo apresentar os conceitos e aspectos concernentes à concepção dos Currículos e dos Programas voltados para a realidade do Ensino fundamental I nas escolas brasileiras. Nessa perspectiva, discorreremos acerca da evolução histórica, social e cultural das propostas curriculares para a educação básica nacional, delimitando a importância da associação dinâmica entre teoria e prática curricular, de modo a refletir sobre as propostas do Plano Nacional de Educação (PNE) e o ensino fundamental de nove anos.
O curso abordará os seguintes temas:
Esta disciplina abrange os seguintes aspectos concernentes aos Currículos e Programas no Ensino Fundamental: Concepção de currículo: evolução histórica. Discussão de questões atuais: currículo e conhecimento; currículo e ideologia; currículo, reprodução e resistência. Análise das diretrizes curriculares nacionais. Propostas curriculares e regimentos das escolas brasileiras: a teoria e a prática. A educação no ensino fundamental. Currículo e projeto social dentro da atual sociedade. Atenção e diversidade no interesse dos alunos e nos benefícios sociais. O PNE e a implantação progressiva do Ensino Fundamental de nove anos, com a inclusão das crianças de seis anos.