Parcele em até 10x no cartão!
Modalidade: Trilha de conhecimento
Carga horária: 240 horas.
Área de Conhecimento: Educação
Objetivo: Qualificar os profissionais para que possam atuar de tal forma que o ensino da matemática seja um processo de reflexão ação reflexão, a partir do projeto político pedagógico da instituição escolar.
DISCIPLINAS
Filosofia e Políticas Educacionais – 40 horas
Ementa: Reflexão dos temas que fundamentam a filosofia. Principais correntes da reflexão filosófica com ênfase nas políticas educacionais e suas tendências no Brasil e no mundo.
Concepções Educacionais e Currículos – 40 horas
Ementa: Currículo e desenvolvimento social; Implementação e avaliação de currículo; Adequação curricular nas vertentes da temporalidade e contexto social; Agentes da ação curricular; Currículo oculto; Parâmetros mínimos necessários PCN’S.; Concepções de educação e seus autores.
Fundamentos da Matemática Elementar – 40 horas
Ementa: Lógica Proposicional e de Predicados. Elementos da Teoria dos Conjuntos. Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Funções: exponencial, afim, quadrática e logaritmo.
Tecnologia de Informação e Comunicação e a Educação Matemática – 40 horas
Ementa: Recursos da Informática em suas atividades pedagógicas; Softwares educacionais; Importância dos recursos tecnológicos no ensino de matemática; Softwares tutelados e suas aplicações; Planilhas eletrônicas; SuperLogo no Ensino de Matemática; Reflexões e projetos utilizando ambientes de aprendizagem.
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas – 40 horas
Ementa: Considerações e conceitos sobre a Modelagem Matemática. A Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica. Estratégias no ensino-aprendizagem. Modelagem Matemática associadas à Educação Matemática. Modelagem matemática, Etnomatemática e Educação Matemática Crítica.
Didática da Matemática – 40 horas
Ementa: Competências no Ensino de Matemática. Análise crítica dos PCNs. Correntes e teorias em Educação Matemática.