Parcele em até 10x no cartão!
Modalidade: Curso individual
Carga horária: 20 horas
Área de conhecimento: Filosofia, Educação
Objetivo:
Este curso tem como objetivo apresentar e explorar as principais doutrinas filosóficas e suas contribuições para a educação, proporcionando aos alunos uma compreensão profunda das relações históricas e contemporâneas entre filosofia e práticas educativas. Através da análise crítica e reflexiva, os participantes serão capacitados a aplicar conceitos filosóficos para abordar e resolver questões educacionais atuais.
Ementa:
1. Introdução à Filosofia da Educação: Definição e natureza da filosofia e sua interseção com a educação; Importância do pensamento filosófico na compreensão e prática educativa.
2. Fundamentos da Filosofia Clássica: Sócrates e o método dialógico; Platão e a Teoria das Ideias; Aristóteles e a observação da natureza como fonte de conhecimento.
3. Transição para a Educação Formal: Escolástica e as primeiras universidades; Influência da filosofia medieval na educação.
4. Renascimento e Iluminismo: Transformações no pensamento educativo durante o Renascimento; Impacto do Iluminismo na liberdade intelectual e no questionamento das tradições.
5. Teorias Pedagógicas Modernas: Rousseau e a educação natural; Kant e a integração entre empirismo e racionalismo.
6. Educação Crítica: Contribuições de Paulo Freire para a pedagogia crítica; A importância da conscientização e emancipação dos oprimidos na educação.
7. Educação na Pós-Modernidade: Desafios contemporâneos na educação; Novas possibilidades pedagógicas em um mundo em constante transformação.
8. Aplicação Prática dos Conceitos Filosóficos: Utilização do pensamento filosófico para analisar e resolver questões educacionais; Desenvolvimento de uma prática educacional crítica e consciente.