Parcele em até 10x no cartão!
Modalidade: Trilha de conhecimento
Carga horária: 240 horas.
Área de Conhecimento: Saúde
Objetivo: Fornecer elementos teóricos aos profissionais para que possam desenvolver novas habilidades no ambiente organizacional e no trato da saúde do trabalhador.
DISCIPLINAS
Teoria das Organizações – 40h
Conceito, abordagens teóricas, tipos e objetivos das organizações; Teorias clássicas (Taylorismo, Fordismo, Fayol) e complementares; Organizações burocráticas, reestruturação produtiva e impactos.
Introdução à Ergonomia – 40h
Origens, história, aplicabilidade e importância da Ergonomia da Atividade; Conceitos como modos operatórios, cargas de trabalho e AET; Evolução, correntes e abordagens da ergonomia.
Biomecânica Ocupacional – 40h
Corpo humano para ergonomia: sistemas e influências; Análise de forças, medidas antropométricas; Postura ideal e diferentes posturas no trabalho, incluindo trabalho com computador.
Aspectos Sociais, Saúde e Produtividade – 40h
Concepções de saúde; Nocividade do trabalho e doenças ocupacionais como LER/DORT, Dermatoses e Perda Auditiva Induzida pelo Ruído; Teorias sobre trabalho e adoecimento mental, assédio moral; visão ergonômica sobre atos inseguros, acidentes e impactos sociais da reestruturação produtiva e precarização do trabalho.
Impacto das Novas Tecnologias Sobre o Trabalho e a Saúde – 40h
Novas Tecnologias e Efeitos no Trabalho; Desenvolvimento Industrial e Saúde; Ergonomia, Comunicação e Ruído; Cognição e Trabalho Informatizado; Industrialização, Riscos e Meio Ambiente; Trabalho Noturno, Gênero, e Privatização, Reestruturação e Condições de Trabalho.
Comitê de Ergonomia: Introdução à Legislação – 40h
Programas corporativos e ex. de comitês de ergonomia; Continuidade da intervenção ergonômica com comitês internos; Etiqueta de saúde nos comitês; Papel do ergonomista interno e membros do comitê; Custos econômicos; Regulamentação no Brasil.