Parcele em até 10x no cartão!
Descrição do Curso: Metodologia do Ensino Religioso e Interdisciplinaridade
Modalidade: Curso individual
Carga horária: 10 horas
Área de conhecimento: Educação e Ciências da Religião
Objetivo:
O curso Metodologia do Ensino Religioso e Interdisciplinaridade tem como objetivo capacitar educadores para aplicar os conceitos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino religioso, promovendo uma prática pedagógica ética, inclusiva e pluralista. O curso visa desenvolver habilidades que permitam a criação de planos de aula e projetos pedagógicos voltados para o respeito à diversidade religiosa, evitando o proselitismo e respeitando a legislação vigente no Brasil. Ao final, os participantes estarão preparados para atuar como agentes de transformação social, promovendo o diálogo e a compreensão inter-religiosa em sala de aula.
Ementa:
O curso aborda temas centrais para o desenvolvimento de uma prática pedagógica eficaz no ensino religioso, com foco na interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Os conteúdos incluem:
- Conceitos e aplicações da interdisciplinaridade no ensino religioso, destacando a importância de integrar diferentes áreas do conhecimento.
- Introdução e aprofundamento no conceito de transdisciplinaridade, explorando como transcender as fronteiras disciplinares para uma abordagem holística.
- Análise da legislação brasileira sobre o ensino religioso, com foco em suas implicações práticas e legais em sala de aula.
- Discussão sobre o papel do educador de ensino religioso, enfatizando as competências para atuar de forma sensível à pluralidade religiosa.
- Reflexões sobre a ética no ensino religioso, com destaque para a importância de evitar o proselitismo e garantir o respeito à diversidade.
- Técnicas de comunicação inclusivas e eficazes, que promovem o diálogo entre diferentes tradições religiosas.
- Desenvolvimento de metodologias pedagógicas inovadoras, com exemplos práticos de aplicação interdisciplinar no ensino religioso.
Este curso é ideal para educadores que buscam aprimorar suas práticas pedagógicas, respeitando a diversidade religiosa e promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e transformador.