Parcele em até 10x no cartão!
Modalidade: Trilha de conhecimento
Carga horária: 240 horas.
Área de Conhecimento: Estudos da Religião
Objetivo: Fornecer aos alunos conhecimento teórico da formação docente qualificando-os para atuarem no processo de ensino-aprendizagem no componente curricular de ensino religioso.
DISCIPLINAS
Concepções Educacionais e Currículos (40 horas)
Ementa: Currículo e desenvolvimento social; Concepções e etapas; Implementação e avaliação de currículo; Adequação curricular nas vertentes da temporalidade e contexto social; Agentes da ação curricular; Currículo oculto; Elaboração de programas curriculares; Reconstrução do conhecimento experiência e mundo – Parâmetros mínimos necessários PCN’S.; Concepções de educação e seus autores.
Avaliação Escolar (40 horas)
Ementa: A evolução histórica da avaliação, seus diversos conceitos e sua relação com a atualidade; suas funções, categorias e critérios. A avaliação de Projetos, de Planos e Institucionais. Avaliação no sistema educacional brasileiro; avaliação na atual legislação brasileira. O Sistema de Avaliação: SAEB, ENEM e PROVÃO. Avaliação e os Parâmetros Curriculares.
Aproximação ao Estudo da Religião (40 horas)
Ementa: Linguagem e religião; Relações do mito com a religião; Teologia e ciência da religião; Verdade religiosa e verdade científica; comunidade, rito, fé e educação.
Teologia e Axiologia Cristã: Contribuição à Educação (40 horas)
Ementa: Teologia comparada; Teologia e ciência; Teologia cristã e contribuição educacional plural; Revisão das heresias; Diálogo macro-religioso e social; Teologia e pós-modernidade.
Pluralismo Religioso e Diálogo Macro-ecumênico (40 horas)
Ementa: Ética; religião e legislação brasileira; diálogo inter-religioso; história da constituição legal das religiões no Brasil.
Hermenêutica Religiosa Plural (40 horas)
Ementa: O que é Hermenêutica; o problema Hermenêutico na Filosofia; da Hermenêutica Bíblica para uma Hermenêutica Ecumênica e Plural.