Parcele em até 10x no cartão!
Modalidade: Curso individual
Carga horária: 20 horas
Área de conhecimento: Educação e Planejamento Escolar
Objetivo:
Capacitar profissionais da educação para desenvolver, implementar e avaliar Projetos Político-Pedagógicos (PPP) de maneira eficaz, utilizando fundamentos teóricos e práticos para promover a melhoria contínua da qualidade educacional e a autonomia das instituições escolares.
Ementa:
Este curso aborda os principais elementos que compõem o Projeto Político-Pedagógico (PPP), fornecendo uma visão abrangente e prática sobre sua construção e implementação. Os conteúdos incluem:
• Determinantes Históricos, Políticos, Econômicos e Sociais: Análise dos fatores que influenciam a organização e desenvolvimento do PPP.
• Fundamentos do Planejamento Escolar: Estudo das bases teóricas e históricas do planejamento educacional.
• Metodologia de Elaboração do PPP: Passos práticos para a construção e implementação do PPP, incluindo diagnóstico e plano de ação.
• Autonomia Escolar: Exploração da relação entre o PPP e a autonomia da escola, com base em fundamentos legais e institucionais.
• Avaliação do PPP: Técnicas e metodologias para a avaliação contínua e eficaz do PPP.
• Gestão Democrática: Discussão sobre a importância da participação de toda a comunidade escolar na gestão e implementação do PPP.
• Papel dos Gestores: Reflexão sobre o papel dos gestores na articulação e execução do PPP.
• Diagnóstico Educacional: Importância e técnicas de realização de um diagnóstico preciso para a construção do PPP.
• Relações Comunitárias: Análise das interações entre a escola e a comunidade no contexto do PPP.
• Planejamento Participativo: Estudo das metodologias que envolvem a participação ativa da comunidade escolar no planejamento educacional.