Parcele em até 10x no cartão!
Modalidade: Curso individual
Carga horária: 20 horas
Área de conhecimento: Psicologia Aplicada à Educação
Objetivo: Este curso tem como objetivo proporcionar uma compreensão aprofundada das principais teorias e práticas da Psicologia da Educação. Ele é voltado para profissionais e estudantes da área educacional que desejam aplicar conceitos psicológicos fundamentais no ambiente de ensino, com foco no desenvolvimento humano e nos processos de aprendizagem. O curso capacita os participantes a analisar e intervir em situações educacionais, promovendo práticas pedagógicas mais eficazes e inclusivas.
Ementa:
• História e evolução da Psicologia da Educação: Exploração do desenvolvimento histórico da Psicologia como ciência e suas contribuições para a educação.
• Fundamentos teóricos da Psicologia da Educação: Análise das principais escolas de pensamento, como behaviorismo, psicanálise, cognitivismo e humanismo.
• Psicologia do Desenvolvimento: Estudo das teorias de desenvolvimento humano com ênfase nos conceitos de Piaget, Vygotsky, Freud, e Wallon.
• Processos de aprendizagem: Investigação das teorias da aprendizagem e suas implicações no ambiente educacional.
• Aspectos cognitivos, emocionais e sociais: Discussão sobre os fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes.
• Intervenções educacionais: Elaboração de estratégias baseadas em modelos de intervenção psicológica aplicados ao contexto escolar.
• Relação entre Psicologia da Educação e Educação Infantil: Análise das interações que promovem o desenvolvimento e a aprendizagem na infância.
• Papel do psicólogo educacional: Reflexão sobre a atuação do psicólogo no ambiente escolar e suas contribuições para a educação contemporânea.