Parcele em até 10x no cartão!
Descrição do Curso: Psicologia da Educação
Modalidade: Curso individual
Carga horária: 10 horas
Área de conhecimento: Desenvolvimento Humano e Aprendizagem
Objetivo:
O curso de Psicologia da Educação tem como objetivo capacitar profissionais da educação a compreenderem os processos psicológicos que influenciam o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. Através do estudo das principais teorias psicológicas, como as de Freud, Piaget e Vygotsky, os participantes serão preparados para aplicar esses conhecimentos no contexto educacional, promovendo um ambiente de ensino mais inclusivo e eficaz. O curso busca fornecer ferramentas para que os educadores possam intervir de maneira eficaz no processo de ensino-aprendizagem, considerando tanto os aspectos cognitivos quanto emocionais dos alunos.
Ementa:
- Fundamentos da Psicologia da Educação: Introdução ao campo e suas relações com o desenvolvimento humano e o ambiente escolar.
- Principais Escolas de Pensamento: Análise das contribuições das teorias freudianas e da psicanálise para a educação.
- Desenvolvimento Cognitivo: Estudo das teorias de Piaget sobre o desenvolvimento das estruturas mentais e como elas influenciam a aprendizagem.
- Teoria Sociointeracionista de Vygotsky: A importância da interação social e da linguagem no desenvolvimento cognitivo.
- Teorias da Aprendizagem: Abordagem das principais teorias sobre como o aprendizado ocorre, com foco no construtivismo e na aprendizagem significativa.
- Psicanálise e Educação: Compreensão dos processos inconscientes que influenciam o comportamento e a aprendizagem dos alunos.
- Aspectos Cognitivos e Emocionais no Ensino: Como os fatores emocionais e cognitivos afetam o desempenho escolar e o desenvolvimento integral dos alunos.
- O Papel do Psicólogo Educacional: Atuação e intervenção no contexto escolar, auxiliando professores e gestores no aprimoramento das práticas pedagógicas.