Parcele em até 10x no cartão!
Descrição do Curso: Psicologia, Educação e as Novas Tecnologias
Modalidade: Curso individual
Carga horária: 10 horas
Área de conhecimento: Psicologia Educacional e Tecnologias Aplicadas
Objetivo:
Este curso tem como objetivo oferecer uma visão abrangente dos principais conceitos da psicologia aplicados ao processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na utilização das novas tecnologias da informação e comunicação. O curso visa capacitar o aluno a compreender os diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo, identificar múltiplas inteligências e aplicar soluções tecnológicas para tornar o ambiente de aprendizagem mais inclusivo e dinâmico. Além disso, o curso aborda a exclusão digital e propõe estratégias para garantir o acesso equitativo às ferramentas educacionais.
Ementa:
- Psicologia e sua aplicação na educação: Aborda o conceito de psicologia e seus principais campos de atuação, com foco na educação e no processo ensino-aprendizagem.
- Teoria das Inteligências Múltiplas: Introdução à Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, que propõe diferentes formas de cognição e suas implicações no ensino.
- Desenvolvimento cognitivo infantil: Estudo dos estágios de desenvolvimento da criança, com base na teoria de Jean Piaget, e sua importância para a prática pedagógica.
- Psicologia Educacional: Exploração do papel da psicologia no processo de ensino-aprendizagem, com foco em como os aspectos psíquicos influenciam o desempenho escolar.
- Uso de novas tecnologias no ensino: Análise de como as tecnologias da informação e comunicação podem ser utilizadas como ferramentas auxiliares no processo educativo.
- Exclusão digital: Discussão sobre os desafios da exclusão digital e suas consequências para o aprendizado, além de estratégias para superar esse problema.
Este curso foi desenvolvido para educadores, psicólogos e profissionais da educação que buscam aprimorar suas práticas pedagógicas, integrando a psicologia e as novas tecnologias ao cotidiano educacional.